Por que devemos ler para os filhos? O desenvolvimento da criança

Saiba como contribuir com o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança através do hábito de ler para os filhos!

Muitos pais reconhecem a importância do hábito da leitura, mas ainda sentem dificuldades de implantar a prática no cotidiano ou mesmo não sabem quais são os benefícios de ler para os filhos desde cedo.

Antes de qualquer coisa, é necessário deixar claro que um livro não acaba nele mesmo, ou seja, ele é mais do que um objeto, é um ponto de partida — ou um convite — para que o leitor veja e recrie o mundo a partir de outras perspectivas.

Contar histórias, desde o ventre, para o seu filho é uma das formas mais eficientes de expandir o universo (de ambos), contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança, assim como aumentar a intimidade e fortalecer a conexão entre vocês.

Ficou estimulado a saber mais sobre o assunto? Neste post apresentaremos alguns motivos para você começar, desde já, a ler para os pequenos. Acompanhe!

Estímulo à imaginação

As histórias narradas nos livros despertam a criança para um mundo imaginário que fornece fontes de interação e criação distintas daquelas oferecidas pela vida real.

Isso não quer dizer que o seu filho vai ficar alheio à realidade, pelo contrário, a vivência da fantasia torna os indivíduos mais criativos e autônomos — em outras palavras, capazes de se reconhecer no mundo e lidar de modo inovador com as situações desafiadoras do dia a dia.

Diferentemente do que ocorre quando estamos diante de uma telinha (ou uma telona), a literatura nos torna ativos perante as histórias, uma vez que instiga o indivíduo leitor a criar suas próprias cenas e imagens.

Expressão das emoções

Toda narrativa, por mais simples que seja, traz um conflito a ser vivenciado por um personagem. A criança leitora envolve-se com a trama fictícia e vivencia junto com cada personagem diferentes situações, aprendendo a enfrentar angústias, tristezas, medos e desafios que farão parte da vida. A criança sai emocionalmente fortalecida de cada nova leitura.

Os acontecimentos vivenciados pelos personagens apresentam aspectos diferentes da natureza humana, estimulando a criança leitora a iniciar um processo de autodescoberta (ou autoconhecimento), na medida em que os conflitos narrados favorecem muitos questionamentos: Será que eu teria medo ou coragem? Ele agiu certo ou errado? Será que naquela situação eu faria a mesma coisa ou faria diferente? Com o exercício da empatia, aprendemos a identificar e expressar nossas próprias emoções, em grande parte, em razão das relações que estabelecemos uns com os outros.

Essa conexão construída com os personagens das histórias possibilita que o seu filho olhe para si mesmo e aprenda a detectar os sentimentos que cada situação provoca; o que, por sua vez, o torna mais maduro emocionalmente e colabora para que ele construa relacionamentos saudáveis ao longo da vida.

Desenvolvimento da linguagem

Ler para os filhos possibilita que eles aprendam que a linguagem escrita está também associada à linguagem falada e familiarizem-se com diferentes gêneros literários (contos, lendas, fábulas, mitos, aventuras, etc.). Parece simples, mas isso pode ser determinante para que ele adquira o prazer pela leitura e se torne um futuro leitor assíduo. O hábito da leitura estimula a verbalização na medida em que melhora a compreensão de mundo, enriquece o repertório, aumenta as referências  culturais, amplia o vocabulário e, naturalmente, desenvolve a capacidade de expressão (oral e escrita) da criança.

Vale ressaltar que a linguagem é um fator muito importante para a aprendizagem, o raciocínio e o desenvolvimento intelectual como um todo dos pequenos. Aqueles que têm contato com os livros desde novos tornam-se indivíduos críticos em relação ao que leem e não meros consumidores passivos de informação.

Fortalecimento dos vínculos familiares

Partilhar a leitura com as crianças colabora para o estreitamento dos laços familiares. A cumplicidade criada durante esse momento torna-o não somente um momento de troca de ideias, mas também de sensações e afetos.

Essa comunicação íntima auxilia na consolidação da autoestima dos seus filhos, uma vez que faz com eles se sintam amados, seguros e valorizados dentro da esfera familiar. Isso sem falar na construção de uma memória agradável que associa os livros a esses momentos de carinho.

Um último ponto a ser enfatizado é a importância de os pais darem o exemplo aos filhos. Dificilmente uma criança vai adquirir o hábito da leitura, se isso não é uma prática incorporada no cotidiano da casa.

Os benefícios de ler para os filhos são inúmeros. Aqui apresentamos alguns para estimular os pais a começar agora mesmo. Que tal aproveitar o ânimo e criar um livro personalizado para eles? A história da Floresta Viva está só esperando o seu novo protagonista!

 

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/por-que-devemos-ler-para-os-filhos-o-desenvolvimento-da-crianca/