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MANUAL DO ALUNO

UNIFORME

É de uso obrigatório para ingresso no colégio.

Educação Infantil e Ensino Fundamental I / II: Camiseta, calça ou bermuda oficial do Colégio.

a) No contraturno, o uso da calça ou bermuda colegial é facultativo.

Ensino Médio: Camiseta oficial do Colégio.

 

HORÁRIO DAS AULAS

Matutino

Ensino Fundamental I e II (1º Ano à 8ª Série)

1ª. Aula: 07h30 – 08h20

2ª. Aula: 08h20 – 09h10

3ª. Aula: 09h10  – 10h00

Intervalo
4ª. Aula: 10h20 – 11h10

5ª. Aula: 11h10 – 12h00

Matutino

Ensino Médio

1ª. Aula: 07h15 – 08h00

2ª. Aula: 08h00 – 08h45

Intervalo
3ª. Aula:  08h55 – 09h40

4ª. Aula:  09h40 – 10h25

Intervalo
5ª. Aula: 10h40 – 11h25

6ª. Aula: 11h25 – 12h10

 

Vespertino

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Entrada:

Todas as turmas- 13h30

Saída:

Maternal: 17h20

Jardim I e II: 17h25

1º ao 3ºAno: 17h40


SECRETARIA ESCOLAR

- Funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h00 e aos sábados das 7h30 às 11h30.

BIBLIOTECA

- Funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 07h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00

- Empréstimo domiciliar

Para o empréstimo e devolução de materiais da biblioteca é necessária a apresentação da carteirinha de identificação do aluno.

Poderá ser emprestado ao leitor um livro por vez. O prazo para o empréstimo é de 7 dias, podendo ser renovado por mais 7, desde que o livro não esteja sendo solicitado por outros leitores;

Para a renovação é necessário que o leitor traga o livro. A data da entrega do livro deve ser rigorosamente observada, pois o não cumprimento implicará em multa diária de R$ 0,50.

-Obras que não podem ser emprestadas

Materiais de consultas e pesquisas locais: obras de referência (enciclopédias, atlas, dicionários, revistas e livros didáticos).

-Perdas e danos

Todo usuário é responsável pela conservação do livro que utilizar. Em caso de extravio ou dano, o usuário deverá ressarcir a biblioteca.

-Deveres do aluno

- Respeitar a ordem, disciplina e silêncio no recinto.

- Devolver o material emprestado dentro do prazo estipulado.

- Zelar pelo acervo da Escola.

Não é permitido ao aluno

-Lanchar e/ou beber dentro do recinto.

-Deixar bolsas e sacolas sobre as mesas. Estas deverão ser deixadas sobre o balcão.

-Permanecer na biblioteca apenas para acompanhar amigos ou conversar.

-Fazer na biblioteca trabalhos extraclasse como recortes, pinturas, colagens, confecção de cartazes, discussão de assuntos em grupo, resumos e afins.

-Reunir-se na biblioteca para tratar de assuntos que não sejam com objetivos de pesquisa e estudo.

-Usar celular ou aparelho sonoro dentro da Biblioteca.

 

USO DOS COMPUTADORES DA BIBLIOTECA – PAROQUIAL SÊNIOR

- O aluno deverá agendar antecipadamente o horário, desde que haja disponibilidade de computador.

- Ao término do mesmo, o aluno assinará pelo uso.

- Não é permitido o acesso a sites que não tenham caráter educativo.

- Cada aluno deverá trazer seu Pen Drive para gravar os trabalhos produzidos.

- A impressão dos trabalhos fica sob encargo do aluno. A escola não oferece este recurso.

OBSERVAÇÃO:

A biblioteca é um bem comum, deve ser agradável e estimular o estudo e a pesquisa. Portanto, a EDUCAÇÃO, o RESPEITO e o SILÊNCIO devem ser uma constante em nosso meio para seu bom funcionamento.

JUSTIFICATIVA DE FALTAS

Serão justificadas as faltas dos alunos por motivo de doença, luto, convocação para atividades cívicas ou jurídicas, mediante comprovação junto à Secretaria Escolar ou Coordenação Pedagógica.

Em caso de faltas por 3(três) dias consecutivos ou mais, a Escola deverá ser comunicada. O contato poderá ser feito por telefone, não isentando o aluno da apresentação do respectivo comprovante para efetivação da justificativa.

EXTRAVIO DE PERTENCES

O aluno deve cuidar atentamente de seus pertences em sala de aula. Os objetos encontrados por funcionários estarão a disposição para o resgate por um período de 15 dias. Após esse prazo, serão encaminhados para uma entidade de caridade.

A escola não se responsabiliza por objetos desaparecidos em suas dependências ou fora dela. Recomendamos que os alunos não tragam objetos de valor e identifiquem seus materiais.

SAÍDAS ANTECIPADAS

Saídas antecipadas somente serão aceitas quando solicitadas por escrito pelos pais ou responsáveis junto à Orientação Educacional  da Escola.

Saída antecipada dos plantões, no período vespertino somente será permitida mediante apresentação do Termo de Autorização assinado pelo pai ou responsável.

ATRASOS

Os pais deverão estar atentos aos horários de entrada e saída para que não ocorram atrasos prejudiciais aos alunos. Alunos atrasados entrarão somente no início da aula seguinte. Para atrasos superiores a primeira aula, somente a justificativa por escrito do responsável permitirá a entrada do aluno para as aulas seguintes.

PROVAS DE SEGUNDA CHAMADA

Quando o aluno vier a perder uma ou mais provas, fará segunda chamada nas datas previstas no calendário escolar, seguindo os critérios abaixo.

Faltas Justificáveis

A Lei número 7.102 (de 15/01/79) ampara a realização de provas de segunda chamada somente nos casos de doença, luto em primeiro e segundo graus, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos.

A inscrição será feita mediante:

- Preenchimento de requerimento específico;

- Justificativa, por escrito, dos pais e/ou responsáveis;

- Atestado comprobatório;

- Pagamento de taxa de R$ 15,00 por disciplina, até 48 horas antes da realização da(s) prova(s).

Obs: Em casos de luto em primeiro e segundo graus, o aluno ficará isento da taxa de segunda chamada.

Faltas Não Justificáveis

A inscrição será feita mediante:

- Preenchimento de requerimento específico;

- Justificativa, por escrito, dos pais ou responsáveis;

- Pagamento de taxa de R$ 30,00 por disciplina, até 48 horas antes da realização da(s) prova(s).

Observação importante: A ausência do aluno na(s) prova(s) de segunda chamada implicará a atribuição de nota ZERO na(s) respectiva(s) prova(s).

 

REGULAMENTO GERAL DO ALUNO

O Regulamento Geral do Aluno constitui-se em um dos desdobramentos do Regimento Escolar.

(Trechos adaptados do Regimento Escolar)

Seção I – Dos Direitos do Aluno

Art. 214 – Constituem Direitos dos Alunos:

  1. tomar conhecimento das disposições do regimento Escolar e dos Regulamentos Internos  do estabelecimento de ensino;
  2. ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para acesso e permanência no estabelecimento de ensino;
  3. ter assegurado que o estabelecimento de ensino cumpra a sua função de efetivar o processo de ensino e aprendizagem;
  4. ser respeitado, sem qualquer forma de discriminação;
  5. solicitar orientação dos diversos setores do estabelecimento de ensino;
  6. utilizar  os serviços, as dependências escolares e os recursos materiais da escola, de acordo com as normas estabelecidas nos Regulamentos  Internos;
  7. participar das aulas e das demais atividades escolares;
  8. ter assegurada a prática facultativa da Educação Física, nos casos previstos em lei;
  9. ter ensino de qualidade ministrado por profissionais habilitados para o exercício de suas funções e atualizados em suas  áreas de Conhecimento;
  10. ter acesso a todos os conteúdos previstos na Proposta  Pedagógica Curricular do estabelecimento de ensino;
  11. ser informado sobre o Sistema de Avaliação do estabelecimento de ensino;
  12. tomar conhecimento do seu aproveitamento escolar e de sua freqüência, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem;
  13. solicitar, pelos pais ou responsáveis, quando criança ou adolescente, revisão do aproveitamento escolar anual, dentro do prazo de 72 (setenta e duas horas), a partir da divulgação do mesmo;
  14. ter assegurado o direito à recuperação de estudos, no decorrer do ano letivo, com metodologias que possibilitem sua aprendizagem;
  15. requerer transferência, quando maior, ou através de seus pais ou responsáveis, quando menor;
  16. contestar critérios avaliativos, podendo recorrer a instâncias superiores;
  17. ter reposição de aulas e conteúdos que deixaram de ser ministrados por ausência de professores;
  18. participar de associações e/ou agremiações afins;
  19. realizar as atividades avaliativas pré-estabelecidas,  como segunda chamada, em caso de faltas, mediante justificativa e/ou atestado médico e pagamento do valor preestabelecido;
  20. receber atendimento de regime de exercícios domiciliares, com acompanhamento da escola, sempre que  compatível com seu estado de saúde e mediante laudo médico,  como forma de compensação da ausência às aulas, quando impossibilitado de freqüentar a escola por motivo de enfermidade ou gestação;
  21. receber atendimento de escolarização hospitalar, quando impossibilitado de frequentar a escola por motivos de enfermidade, em virtude de situação de internamento hospitalar;
  22. frequentar a Biblioteca, instalações esportivas, salas especiais, laboratórios, mesmo fora do horário escolar, desde que obtenha permissão do responsável pelas mesmas;
  23. participar das aulas e demais atividades sociais, cívicas e recreativas promovidas pelo Estabelecimento;
  24. tomar conhecimento, no prazo determinado, dos resultados obtidos em provas e trabalhos realizados através de boletins;
  25. solicitar quando julgar-se prejudicado, revisão de provas (avaliação 1 e avaliação 2) dentro do prazo de 48 horas, a partir da divulgação das mesmas;
  26. requerer e realizar, mediante  pagamento de valor estipulado pela Direção Adjunta, provas de 2ª chamada, conforme expresso no Regimento Escolar e no contrato de prestação de serviço;
  27. defender-se quando acusado de qualquer falta, assistido por seu representante legal, se necessário;
  28. ter registro de carga horária cumprida pelo aluno, no Histórico Escolar, das atividades pedagógicas complementares e do estágio não obrigatório;

 

  1. requerer por escrito, quando maior de 18 anos, a inserção de seu nome social em âmbito escolar e constando somente nos documentos internos do estabelecimento de ensino, tais como espelho do Livro Registro de Classe, Edital de Notas e Boletim Escolar.

 

Seção II – Dos Deveres do Aluno

Art. 215 – São deveres dos alunos:

  1. frequentar com assiduidade e pontualidade as aulas e demais atividades escolares;
  2. zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais didáticos, móveis, utensílios e equipamentos de propriedade do Estabelecimento;
  3. indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais ao Estabelecimento ou objetos de propriedades de colegas, professores e funcionários;
  4. solicitar do responsável que comunique ao Estabelecimento qualquer problema (doença, viagem, etc.) que o impeça da frequência às aulas;
  5. respeitar as normas disciplinares do Estabelecimento;
  6. promover e manter relações respeitosas e cooperativas no âmbito escolar;
  7. entregar aos responsáveis a correspondência enviada pelo Estabelecimento e devolvê-la assinada, quando solicitado;
  8. participar das atividades e programas desenvolvidos pelo Colégio;
  9. acatar as normas emanadas deste Regimento Escolar e do manual do aluno;
  10. apresentar-se às aulas e outras atividades,  devidamente,  uniformizado;
  11. comparecer ao Colégio munido do material necessário ao desenvolvimento das aulas do dia;
  12. manter e promover relações de cooperação no ambiente escolar;
  13. realizar as tarefas escolares definidas pelos docentes;
  14. atender às determinações dos diversos setores do estabelecimento de ensino, nos respectivos âmbitos de competência;
  15. participar de todas as atividades curriculares programadas e desenvolvidas pelo estabelecimento de ensino;
  16. tratar com respeito e sem discriminação professores, funcionários e colegas;
  17. manter-se em sala durante o período das aulas;
  18. apresentar os trabalhos e tarefas nas datas previstas;
  19. comunicar qualquer irregularidade de que tiver conhecimento ao setor competente;
  20. justificar-se junto à equipe  pedagógica ao entrar após o horário de início das aulas;
  21. apresentar atestado médico e/ou justificativa dos pais ou responsável em caso de falta às aulas;
  22. realizar as provas de segunda chamada nas datas e horários determinados pela coordenação pedagógica;
  23. zelar e devolver os livros pertencentes à biblioteca escolar;
  24. observar os critérios estabelecidos na organização do horário semanal, deslocando-se para as atividades e locais determinados dentro do prazo estabelecido;
  25. respeitar o professor, observando as normas e critérios estabelecidos;
  26. cumprir as disposições do Regimento Escolar no que lhe couber.

 

Seção III – Das Proibições do Aluno:

Art. 216  – É vedado ao Aluno:

  1. ausentar-se do Estabelecimento sem que esteja devidamente autorizado pela Família e Direção;
  2. entrar e sair da aula, sem autorização do professor;
  3. ocupar-se durante as aulas, com trabalhos estranhos às mesmas;
  4. fazer uso no Estabelecimento de material alheio aos estudos (rádio, fone de ouvido, brinquedos, objetos de valores, celular, etc.). O Estabelecimento não se responsabilizará pela perda, apreensão ou danos de tais objetos;
  5. sair da sala para dependências do Estabelecimento em horários de aula;
  6. alterar, rasurar, suprimir ou acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares;
  7. promover excursões, coletas, listas de pedidos ou campanhas de qualquer natureza, sem prévia autorização da Direção;
  8. promover qualquer tipo de comércio dentro do Colégio, bem como afixar cartazes ou faixas (festas, bandas, shows, etc.) sem prévia autorização da Direção ou setores competentes;
  9. fumar ou trazer cigarros para as dependências ou proximidades do Estabelecimento, bem como bebidas alcoólicas;
  10. lanchar durante as aulas;
  11. trazer pessoas estranhas ao Estabelecimento, sem autorização da Direção;
  12. promover e participar de brigas ou tomar atitudes incompatíveis com adequado comportamento social, dentro, em frente, nas imediações do Estabelecimento ou em qualquer lugar que se encontrar uniformizado;
  13. tomar atitudes que venham a prejudicar o processo pedagógico e o andamento das atividades escolares;
  14. retirar e utilizar, sem a devida permissão do setor competente, qualquer documento ou material pertencente ao estabelecimento de ensino;
  15. discriminar, usar de violência simbólica, agredir fisicamente e/ou verbalmente colegas,  professores e demais funcionários do estabelecimento de ensino;
  16. expor colegas, funcionários, professores ou qualquer pessoa da comunidade à situações constrangedoras;
  17. consumir ou manusear qualquer tipo de drogas ilícitas nas dependências do estabelecimento de ensino e/ou suas imediações;
  18. comparecer às aulas embriagado ou com sintomas de ingestão e/ou uso de substâncias químicas;
  19. utilizar-se de aparelhos eletrônicos na sala de aula, que não estejam vinculados ao processo de ensino e aprendizagem;
  20. danificar os bens patrimoniais do estabelecimento de ensino ou pertences de seus colegas, funcionários ou professores;
  21. portar armas brancas ou de fogo e/ou instrumentos que possam colocar em risco a segurança das pessoas;
  22. portar material que represente perigo para a sua integridade moral e/ou física ou de outrem;
  23. promover a violência física ou psicológica por meio de  atos de intimidação, humilhação e discriminação, entre os quais: insultos pessoais, comentários pejorativos, ataques físicos, grafitagens depreciativas, expressões ameaçadoras e preconceituosas, isolamento social e/ou   ameaças, ainda que através de redes sociais;
  24. praticar ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, sem motivação evidente, de forma individual ou em grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvida, ainda que através de redes sociais (Cyberbullying);
  25. divulgar, por qualquer meio de publicidade, ações que envolvam direta ou indiretamente o nome da escola, sem prévia autorização da direção;

São consideradas faltas ou ocorrências disciplinares graves, dentre outras:

- Brigas;

- Brincadeira de mau gosto, com consequências imprevisíveis;

- Desacato à autoridade;

- Ofensa à integridade moral;

- Dano ao patrimônio da escola;

- Saída da escola sem permissão.

- Bullying ou Cyberbullying contra colegas.

 

SANÇÕES APLICÁVEIS AO ALUNO

Art. 217  – De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente, pelo não cumprimento de seus direitos e deveres e transgressão das regras, os alunos estarão sujeitos a medidas pedagógicas, educativas e disciplinares.

Art. 218 – O aluno que deixar de cumprir ou transgredir de alguma forma as disposições contidas no Regimento Escolar ficará sujeito às seguintes ações:

1. Pelo Professor:

a)  Advertência verbal com observância no artigo 232 do ECA;

b)  No caso de reincidência, o Professor comunicará por escrito ao Orientador Educacional e/ou Diretor Adjunto.

  1. Pelo Orientador Educacional:

a)  Advertência escrita e reservada com comunicação aos pais ou responsáveis;

b)  Advertência escrita na presença dos pais ou responsáveis que deverá firmar termo de compromisso de colaboração à melhoria da conduta do educando, bem como acompanhar frequência e aproveitamento na escola.

  1. Pelo Diretor Adjunto:
    1. Advertência com comunicação aos pais ou responsáveis;
    2. Advertência com comunicação aos pais ou responsáveis com lavratura de termo similar ao anterior;
    3. Suspensão da frequência às atividades de classe por determinados dias letivos, sem prejuízo do aprendizado escolar e excepcionado o período de provas, com determinação do cumprimento de horário em local apropriado, devendo o aluno desenvolver atividades semelhantes às que estiverem sendo administradas na sala de aula, as quais serão objeto de avaliação do rendimento escolar, com anuência dos pais;
    4. Reparação do dano;
    5. Retratação verbal;
    6. Mudança de turma;
    7. Mudança de turno, desde que haja oferta pelo estabelecimento de ensino e incompatibilidade com o horário de trabalho do educando.

Art. 219 - O aluno indisciplinado quando esgotado todos os recursos, será encaminhado ao serviço de acompanhamento psicológico, para que tenha uma avaliação, tratamento e orientação aos pais de maneira mais específica.

Art. 220  – Caso não haja recuperação do aluno indisciplinado, o mesmo será submetido a uma transferência como medida pedagógica, sob a forma de encaminhamento educativo, ficando obrigatória a participação dos pais ou responsáveis na decisão, não sendo dispensável a participação do aluno especialmente quando tiver mais de 12 (doze) anos.

Art. 221 -  Quando houver prática de ato infracional pelo aluno, o Estabelecimento deve notificar aos pais ou responsáveis e fazer encaminhamento:

  1.   ao Conselho Tutelar ou na sua falta a Autoridade Judiciária, se o autor do ato infracional for menor de 12 (doze) anos;
  2.   à Delegacia Especializada de Proteção ao Adolescente ou ao Promotor de Justiça ou juiz da Infância e da Juventude, se for maior de 12 (doze) anos e menor de 18 (dezoito) anos.

Art. 222 – Todas as ações disciplinares pedagógicas previstas no Regimento Escolar serão devidamente registradas em Ata e apresentadas aos pais ou responsáveis e demais órgãos competentes para ciência das ações tomadas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1 – O sistema de avaliação do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo é contínuo, cumulativo e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste, no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

2 – A avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero).

O aluno deverá atingir média bimestral igual ou superior a 6,0 pontos e apresentar frequência mínima de 75% do total de horas letivas para ser aprovado automaticamente.

A Média  bimestral será calculada através da seguinte fórmula:

Avaliação1 + Avaliação2 + Atividades;

  1. A avaliação 1 terá valor máximo de 4,0 (quatro vírgula zero);
  2.  A avaliação 2 terá valor máximo de 4,0 (quatro vírgula zero);
  3. 2,0 (dois vírgula zero), como resultado da diversidade de exercícios, pesquisas, trabalhos de sala de aula e domiciliares, definidos pelo professor;

3 – A recuperação de estudos é direito dos alunos que apresentarem baixo rendimento escolar, ou seja, para os alunos que não atingirem a média 6,0 (seis vírgula zero).

A prova da Recuperação de Estudos terá valor 8,0 (oito vírgula zero).

Será calculada com base na seguinte fórmula:

(AV1+AV2) + Rec. Estudos    + ATIV.  =  Média Bimestral

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4 – Considerações sobre as fórmulas:

a)  As notas são compostas levando em conta todo o processo pedagógico do bimestre.

b)  Nenhuma nota do aluno é desconsiderada ou descartada. Os pesos existem para dar uma valoração adequada a cada uma delas.

c)  Assim, o aluno precisa aproveitar todas as avaliações e trabalhos pedidos, não deixando para “tirar nota” somente na recuperação.

5 – As atividades e avaliações de recuperação, serão comunicadas das seguintes formas:

a) Paroquial Júnior: será anotado pelo professor na programação mensal da agenda, devendo ser assinado pelos pais ou responsáveis para garantir ciência dos mesmos.

b) Paroquial Sênior: será publicado em edital na sala de aula sob a responsabilidade de cada professor.

6 – Não haverá recuperação opcional para os alunos que ficarem com média igual ou maior que 6,0(seis vírgula zero).

7 – Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão considerados retidos ao final do ano letivo quando apresentarem:

I – frequência inferior a 75% do total das horas letivas, independentemente do aproveitamento escolar;

II – frequência superior a 75% do total de horas letivas e média inferior a 6,0 (seis vírgula zero) em cada disciplina;

III – aproveitamento inferior a 2,0 (dois vírgula zero) na média anual, em cada componente curricular.

 

8 – Na promoção dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, as notas serão obtidas através dos seguintes cálculos:

a) Cálculo da Média Anual:

M.A. = 1ºB + 2ºB + 3ºB + 4ºB = 6,0

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9 – O aluno que não atingir média anual igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero)  terá direito a realização de Exame Final.

O Exame Final terá data definida no calendário escolar e consistirá na realização de prova escrita dos conteúdos essenciais pra prosseguimento de estudos na série seguinte. Cabe ao professor divulgar ao aluno oralmente, no portal educacional e através de edital os conteúdos a serem contemplados no exame final.

A prova do Exame Final terá valor 10,0 (dez vírgula zero).

A Média Final após Exame Final será feita através do seguinte cálculo:

M.F. = M.A. + E.F.= 6,0

MA -   Média Anual

EF -    Nota do Exame  Final

MF  -  Média Final

10 – O aluno que apresentar média anual inferior a 2,0 (dois vírgula zero) e/ou apresentar frequência inferior a 75% não terá direito ao Exame Final, ficando retido na série, automaticamente.

11 – Segundo o Regimento Geral do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, os alunos representados por seus pais ou responsáveis poderão requerer revisão das avaliações no prazo de 48 (quarenta e oito horas) contadas a partir da comunicação do resultado final.

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